• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

O LABEX possui a missão de formar pesquisadores, professores e profissionais capacitados na área do esporte

Nasceu oficialmente em 1996, fruto de uma experiência bem-sucedida na disciplina de bioquímica para alunos da graduação em Educação Física que, ao longo desses anos vêm alimentando o núcleo de pesquisadores do laboratório de forma consistente. E foram muitos os mestres e doutores já formados, que hoje estão espalhados pelo País com atuação na prática, pesquisa ou ensino na área do esporte.

 

Nossas linhas de pesquisa envolvem o exercício físico como modelo experimental. São didaticamente divididas entre Pesquisa Básica (que utiliza animais de experimentação) e Pesquisa Aplicada (que utiliza sujeitos treinados e atletas amadores e da elite.

Temos como principais focos de estudos a busca por biomarcadores sanguíneos associados a tolerância e intolerância ao overtraining; a atividade neuromuscular associada ao desempenho em diferentes protocolos de treino de força; o desenvolvimento de aplicativos para utilização no esporte e a construção de uma metodologia para o ensino ativo da bioquímica, fisiologia, treinamento e nutrição esportiva.

 

O diferencial do nosso grupo de pesquisa é que não diferenciamos laboratório e sala de aula, e os resultados dos experimentos sempre retornam para a sala de aula e os questionamentos dos alunos para o laboratório. Além disso, os pesquisadores do LABEX também fazem parte da equipe de ensino.