Do alto nível de desempenho físico passando pela saúde da população, os benefícios do exercício físico associado a uma alimentação equilibrada são inquestionáveis. As instruções e orientações adequadas para atingir esses benefícios são de responsabilidade dos profissionais da área da saúde. A atividade física realizada de forma sistematizada e programada demanda um conhecimento integrado sobre bioquímica e fisiologia de células e sistemas de toda a equipe multidisciplinar (educadores físicos, nutricionistas, médicos e fisioterapeutas).

    Todas as ferramentas para o ensino ativo produzidas no Labex são aplicadas na disciplina de bioquímica básica para o curso de graduação em Educação Física, e em um curso de especialização (Extecamp - BIO-00100), cujo objetivo é integrar conceitos básicos e conhecimento científico atualizado com a aplicabilidade na prática, capacitando melhor os profissionais para o mercado de trabalho.  

       O curso de especialização (Extecamp - BIO-00100), ministrado no Instituto de Biologia da Unicamp de 2004 a 2020 possui metodologia própria. Não é composto por uma sucessão de palestras. Possui uma sequência de assuntos planejada para favorecer o aprendizado de forma lógica e consistente. Já formou mais de 900 profissionais de Educação Física, cerca de 300 nutricionistas, além de médicos e fisioterapeutas.

      Ao longo dos anos detectamos que a principal deficiência dos profissionais estava nos conceitos metabólicos e fisiológicos em diferentes situações de exercícios, a base do conhecimento para tomadas de decisões sobre os meios e métodos de treino que serão propostos com maior segurança. Para isso criamos o curso de capacitação profissional: Extecamp – BIO-0083 – Bioquímica e Fisiologia aplicadas ao Treinamento Físico com aulas síncronas no formato online, para atingir um maior número de profissionais oriundos de diferentes regiões do País