Screen Shot 2022-07-18 at 11.15.37 AM.png

O ambiente corporativo, mesmo que no âmbito universitário pode constituir um fator estressante adicional importante para o desenvolvimento de doenças tais como obesidade, hipertensão, dislipidemias, ansiedade e depressão. O resultado pode ser um servidor pouco comprometido com suas funções junto a Universidade. A atividade física é uma das principais terapias não-medicamentosas para a prevenção dessas e de outras doenças. Nesse contexto, a corrida de rua além de promover saúde e qualidade de vida possibilita a inclusão social. Está entre os esportes participativos mais praticados no País, atrás somente do futebol.

A equipe de corredores de rua LABEX/GGBS/Unicamp foi fundada no ano 2000. A partir de 2006 passou a contar com o apoio oficial da Universidade, através do Grupo Gestor de Benefícios Sociais, órgão ligado a reitoria. É formada por 50 servidores-atletas da Unicamp (funcionários e docentes), oriundos de diferentes Faculdades e Institutos da Universidade, contabilizando muitas histórias, pesquisas e vitórias. Os atletas da equipe contam com a expertise do treinador aprimorada no LABEX, que possibilita a individualização das cargas de treino a partir dos resultados de testes e competições.

Ao longo de sua existência a equipe LABEX/GGBS/Unicamp vem demostrando benefícios importantíssimos para os servidores participantes. Em saúde, dedicação, disciplina, convívio em grupo, determinação e melhor desempenho tanto nas corridas e treinamentos como no ambiente de trabalho. Foi muito importante durante o período de pandemia, quando os treinos foram feitos de forma remota.